As belezas naturais são o principal atrativo de Baía Formosa

As belezas naturais são o principal atrativo de Baía Formosa

As belezas naturais são o principal atrativo de Baía Formosa, até porque, é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e enormes manguezais. As ondas da região são consideradas muito boas e a 'tribo do surf' da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país.

 

Ao longo dos 26 km de orla marítima, tem-se três rios mais expressivos: o Rio Guaju, na divisa com a Paraíba , o Rio Sagi e o Rio Cunhaú. Dentre as mais belas praias tem-se a Praia dos Olhos D'Água, que ganhou esse nome devido às nascentes de água doce que afloram na areia. Ela é totalmente deserta, com um leve e permanente marulho, fazendo uma escala musical só sua. A Praia do Coqueiral, com o Morro da Cotia, e a Praia dos Golfinhos, mais próxima do pequeno centro urbano de Baía Formosa.

 

A Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora exuberantes são atrativos que não podem deixar de ser visitados. A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro. São 26 km de praias quase desertas, com mar transparente, azul e verde claros.

Dependendo da profundidade, dos recifes de corais e dos lajeados existentes, ora o mar é azul claro, ora é verde claro: Baía dos Golfinhos A Baía dos Golfinhos fica ao Norte de BF e é onde se encontra o porto e a colônia de pescadores. Tem esse nome por que os golfinhos a visitam diariamente.

Praia da Cacimba A praia tem esse nome devido a uma cacimba de água doce que tem nas areias da praia. A cacimba é usada pelos banhistas e surfistas após saírem do mar e muitas vezes também abastece as casas que ficam na beira mar. A praia da Cacimba é a praia central de Baía Formosa.

Dizem os mais antigos que a cacimba que dá nome a praia um dia já esteve no quintal de uma das casas que havia na praia no início do século XX. Praia de Bacupari (ou praia do Mar Aberto) Como o 'apelido' mesmo diz, parte da praia de Bacupari é de mar aberto, proporcionando boas ondas para o surf.

Ao fim da praia, pode-se ver o Morro do Careca, denominado assim pela semelhança com morro (duna) do mesmo nome localizado em Natal. A praia tem 2 km de extensão, fica ao sul de BF, terminando no Farol de Bacupari. É a mais frequentada pelos locais nos fins de semana e é permitido o trânsito de veículos off road. Próximo ao farol pode-se observar golfinhos e tartarugas em determinados períodos do ano.