Vender rodoviário é oportunidade para a retomada

Vender rodoviário é oportunidade para a retomada
Um dos principais meios de transporte do Brasil, um país de dimensões continentais, o rodoviário pode ser o protagonista da retomada do Turismo na retomada do setor pós-pandemia. De acordo com especialistas e entidades, como o próprio WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), é justamente o doméstico que deverá ser o motor do retorno das viagens. “Na retomada, quando se fala em doméstico, temos a oportunidade de protagonismo”, garante o executivo, que também é membro do Conselho de Turismo da FecomercioSP. “Haverá também oportunidades para viagens entre cidades vizinhas e o litoral, que deverão potencializar o negócio. Esse é um mercado que movimenta bilhões de reais anualmente, mas a grande maioria dos passageiros ainda compra bilhete no guichê da rodoviárias. O agente de viagens pode ter um papel mais importante como intermediário”, complementou. o head of Partnerships da ClickBus, Marcel Bianchi também traça um comparativo de alcance dos modais. O setor rodoviário rodoviário permite acesso em até 80% do território nacional, enquanto o setor aéreo alcança apenas 2,5% das cidades brasileiras. “O rodoviário se tornou muito competitivo em trechos de até 15 horas. Entre os motivos destacados por Bianchi para viajar de ônibus, além do alcance desse meio de transporte, é a tecnologia, que vai desde a compra da passagem até durante a viagem. Novidade ainda recente em alguns Estados do País, o QR Code para embarque direto nos ônibus, como no setor aéreo, é uma delas. “O e-ticket é uma ferramenta que vem para facilitar a viagem de uma pessoa, que pode realizar a compra a caminho da rodoviária”, A experiência do viajante é outro item que vem se destacando nos últimos anos. “Houve uma evolução muito grande na questão do conforto. Hoje, os ônibus possuem poltronas que reclinam até 180 graus, o que possibilita, por exemplo, se fazer uma viagem longa. Empresas internacionais vêm ao Brasil aprender nossa maneira de lidar com o setor rodoviário. Em termos de experiência somos muito avançados”, afirmou. Até o início da pandemia de covid-19 no Brasil, o setor rodoviário foi responsável pelo transporte de 70% dos brasileiros, o que corresponde a 160 milhões de passagens emitidas. “Esse montante é o que equivale a R$ 13,5 bilhões que são comprados diretamente na rodoviária. E esse número deverá ser ainda maior na retomada”, disse Bianchi. Além disso, contou o executivo, o simples fato de vender passagens rodoviárias em uma agência pode render outros negócios. “O produto na vitrine pode abrir um horizonte enorme, porque além da passagem o viajante pode sair com reserva em hotel, traslados, passeio e outros produtos que a agência comercializa”, exemplificou. Fonte: Panrotas